PRA VOCÊ

ALFABETIZAÇÃO, COMO AJUDAR MEU FILHO

O processo de alfabetização deve ser divertido, misturando o lúdico com o pedagógico. Mas nem sempre nossos pequenos sentem-se tão confortáveis com este processo. Muitas vezes a ansiedade por aprender causa bloqueio e insegurança, e cabe a família junto com a escola fazer com que a criança perca o medo e não tenha receio de tentar.

Para isso, criar estratégias com brincadeiras e jogos é fundamental. No entanto, a parceria entre família e escola tem papel significativo neste processo.  "O mais importante para uma alfabetização tranquila e prazerosa é a parceria família/escola, família/professor(a). Para que isso efetivamente aconteça é fundamental vínculo afetivo e confiança." Cíntia Saldanha, professora  há mais de 20 anos especialista em Alfabetização. 

DICAS:

    Descobrindo os Sons das letras O objetivo do álbum é desenvolver nas crianças que estão em processo de alfabetização a construção e identificação fonêmica das letras. Fonemas com sons contínuos são representadas pelo som do avião, já os fonemas com sons descontínuo são representados pelo som do tambor. Então a cada letra se explora com a criança o som para que ela o identifique, se faz relação com um objeto que inicie com o som trabalhado e pode-se desenhar a imagem ou colar figuras prontas que representam o fonema. Caso a criança demonstre interesse pela escrita, pode-se também explorar a escrita das palavras. A língua portuguesa tem muitas regras ortográficas e sons que se repetem com letras diferentes, como por exemplo o S e o C, neste trabalho procuro respeitar com a criança o som do fonema, e corrijo a ortografia em casos específicos de iniciais, por exemplo corrijo “cinema” caso a criança diga que inicia com /S/. O mais importante do trabalho é desenvolver a consciência fonológica, fazer com que a criança pense no som e consiga relacionar som com letra. Ao lado de cada letra pode-se explorar com a criança o traçado também, apresentando outras formas gráficas que a letra tem. Fonemas como /c/ e /g/ devem ser explorados mostrando à criança que podem ter variação de som conforme a vogal que o acompanha. Contudo, o mais importante é explorar o material de forma lúdica, sem pressa para terminar e com ênfase na condução do som que a criança faz para identificar e relacionar letra e fonema. Material desenvolvido por Alice Freitas - Psicopedagoga Adaptação do material desenvolvido no livro A escrita ortográfica na escola e na Clínica (Moojen, Sandra M. P.)

Baixe aqui: